Ação Social


Ao longo de décadas a colaborar com parceiros locais e a investir para fazer a diferença, através da PepsiCo Foundation, observámos o incrível potencial das comunidades.

À medida que concentramos os nossos esforços em tornar-nos uma empresa Melhor, ajudamos a cultivar este potencial em todo o mundo, liderando o caminho para um sistema alimentar mais sustentável, que passa por investir numa nutrição sustentável, no acesso a água potável, numa gestão eficaz de resíduos e no empoderamento das mulheres.

Saiba mais sobre as nossas áreas com foco filantrópico:

A nutrição é a base de um sistema alimentar mais sustentável. Com uma alimentação correta, as comunidades florescem: as crianças recebem uma melhor educação, as economias crescem, as comunidades prosperam e as pessoas experienciam vidas melhores e mais saudáveis.

DESAFIO GLOBAL, INFORMAR SOBRE A NOSSA AÇÃO:

1 em cada 9 pessoas em todo o mundo não tem acesso a comida suficiente para ter uma vida saudável, incluindo 66 milhões de crianças em países em desenvolvimento e 13 milhões nos EUA.

Abordar a insegurança alimentar e empoderar as mulheres e raparigas promove a educação, a prosperidade económica e uma melhor saúde comunitária.

O PAPEL DA NOSSA FUNDAÇÃO:

Trabalhamos para reduzir a fome generalizada em comunidades vulneráveis, através da educação alimentar e nutricional, com uma aposta em soluções sistémicas que respondem à insegurança alimentar nas comunidades próximas dos locais onde operamos. Para combater a fome na infância e disponibilizar refeições em ocasiões de catástrofes naturais, recorreremos à influência da nossa principal operação de nutrição, a Food for Good.

PRINCIPAIS PARCEIROS:

A nossa operação de nutrição Food for Good distribuiu 80 milhões de doses de alimentos nutritivos junto de famílias de baixo rendimento em 19 comunidades dos EUA e, em breve, estará presente em todo o mundo.

A nossa parceria estratégica com a Akshaya Patra apoiará 35.000 crianças em idade escolar, em duas cidades no estado indiano de Gujarat, distribuindo refeições escolares durante um ano inteiro, o que se espera impulsionar a frequência escolar e a matrícula, principalmente por parte das raparigas.

Através da colaboração com a Global Foodbanking Network, estamos a impulsionar a segurança alimentar e a combater a fome, dando acesso a pelo menos 20 milhões de doses nutritivas de alimentos – em particular frutas e vegetais frescos - na Argentina, Colômbia, Guatemala, Peru, República Dominicana e África do Sul, até ao final de 2018 , através da construção de banco alimentares locais e disponibilização de recursos indispensáveis como o transporte de alimentos e a refrigeração.

Com a GENYOUth, fornecemos 16 milhões de pequenos-almoços ou 5 milhões de refeições saudáveis e programas de atividade física a estudantes americanos, e estamos orgulhosos de sermos o patrocinador fundador do Fuel Up to Play 60 en Espanol, um programa líder que sensibilizou 9 milhões de jovens hispânicos.

A água potável é fundamental para a dignidade humana, saúde e prosperidade económica. Também é essencial para construir um sistema alimentar mais sustentável. Mas existem ainda 4 mil milhões de indivíduos que vivem sem ela. Com os nossos investimentos contínuos em soluções locais e de longo prazo, aspiramos abastecer com água potável cerca de 25 milhões de pessoas nas áreas de maior risco até 2025, criando um efeito positivo que atingirá as comunidades em quase todos os continentes.

DESAFIO GLOBAL, INFORMAR SOBRE A NOSSA AÇÃO:

Com aproximadamente 70% da água doce do mundo utilizada na agricultura e considerando a crescente procura global de alimentos, é urgente repensar a forma de gestão da água nas quintas, assim como os temas de água associados ao género que limitam o acesso das raparigas à educação e ao potencial económico das mulheres.

O PAPEL DA NOSSA FUNDAÇÃO:

Através de diversas parcerias, promovemos, desde 2006, o acesso a água potável a mais de 22 milhões de indivíduos que integram comunidades carenciadas, apoiando a distribuição, purificação e conservação em algumas das áreas mais propensas à escassez de água, em todo o mundo. Iniciamos agora a próxima fase da nossa atuação, focada em soluções de água auto-sustentáveis para as comunidades, destinadas a mulheres e agricultores – e com ênfase nas populações próximas dos locais onde operamos.

PRINCIPAIS PARCEIROS:

Estamos a investir com a WaterAid em fornecer acesso a água potável a 200 mil pessoas que enfrentam escassez extrema de água no sul da Índia, onde os moradores enfrentam a pior seca do último século.

A China Women’s Development Foundation está, com o nosso apoio, a auxiliar 10 milhões de pessoas, melhorando as condições ambientais perto do reservatório de água de Danjiangkou, onde as fontes de água são frequentemente contaminadas.

O Inter-American Development Bank criou, com o nosso apoio, o Centro de Suporte Hydro-BID na América Latina e no Caribe, que ajudará países localizados em áreas áridas e com problemas de água a planear e gerir mudanças associadas à disponibilidade deste recurso, utilizando uma ferramenta de modelagem - o Hydro-BID. O Hydro-BID permite aos governos desenvolverem análises e previsões de disponibilidade de água, considerando os impactos das mudanças climáticas e desafiando as utilizações finais da água, com o objetivo de suportar a segurança hídrica a longo prazo e aumentar a resiliência das comunidades locais

Para que o nosso sistema alimentar se torne mais sustentável a longo prazo, devemos trabalhar em conjunto para combater a atual crise de plásticos, de forma a responder às necessidades da comunidade e maximizar os resultados sociais positivos.

DESAFIO GLOBAL, INFORMAR SOBRE A NOSSA AÇÃO:

Até 2050, espera-se que existam 12 mil milhões de toneladas métricas de plástico em aterros e uma quantidade de plásticos superior à de peixes, afetando os habitats naturais e as espécies animais. A má gestão de resíduos aumenta as emissões de gases de efeito de estufa e inibe a concretização de oportunidades económicas – que podem ser potenciadas se fecharmos a imensa lacuna em termos de recuperação que é necessária para dar resposta à crescente procura da indústria por materiais reciclados.

O PAPEL DA NOSSA FUNDAÇÃO:

Investimos em novos modelos de financiamento e parcerias que vão ao encontro das causas e dos sintomas de uma má gestão de resíduos, com particular ênfase nos locais onde as necessidades de gestão de resíduos são maiores e nas comunidades chave próximas das nossas operações. Os nossos esforços priorizam métodos escaláveis para construir a capacidade de recolha e processamento de materiais, educar as comunidades sobre a importância da reciclagem e apoiar novos modelos de negócios que ofereçam oportunidades de receitas, especialmente para as mulheres.

PRINCIPAIS PARCEIROS:

Esta é uma nova área de investimento para a Fundação PepsiCo. Estamos a construir parcerias estratégicas para dar resposta a esta questão premente.

Colaboramos com a The Recycling Partnership com o objetivo de aumentar a reciclagem residencial para 25 milhões de famílias nos EUA, revertendo o declínio da taxa de reciclagem nos EUA e recolhendo 1,9 milhão de toneladas de materiais recicláveis de qualidade - incluindo 7 mil milhões de garrafas e latas. Ao fazê-lo, pretendemos evitar a emissão de 5,5 milhões de toneladas de CO2, o que equivale a retirar mais de 1 milhão de automóveis das ruas, durante um ano. Com o financiamento inicial da nossa Fundação, a The Recycling Partnership tem o potencial de arrecadar 100 milhões de dólares por meio de suporte adicional corporativo, municipal e filantrópico.

Quando uma mulher tem tempo e oportunidades para aprender, os seus filhos são melhor alimentados, são mais saudáveis e mais propensos a serem educados - desencadeando um círculo virtuoso essencial para a construção de um sistema alimentar mais sustentável.

DESAFIO GLOBAL, INFORMAR SOBRE A NOSSA AÇÃO:

Quando uma mulher recebe educação, os seus filhos são provavelmente melhor alimentados, mais saudáveis e capazes de aprender e sobreviver até à idade adulta - desencadeando um círculo virtuoso de prosperidade. O trabalho das mulheres na agricultura - essencial para satisfazer as necessidades nutricionais de uma população global em crescimento - é frequentemente não pago, subvalorizado e com acesso limitado aos direitos agrários, tecnologia e financiamento, levando a uma redução de 20-30% nas produções.

O PAPEL DA NOSSA FUNDAÇÃO:

Estamos a investir 100 milhões de dólares em iniciativas que beneficiarão 12,5 milhões de mulheres e raparigas até 2025, criando a próxima geração de impact makers em todo o mundo. A nossa missão é apoiar a educação das raparigas, a estabilidade das famílias e a agricultura sustentável. Encorajamos o empoderamento económico das mulheres e a participação profissional, através da capacitação de aptidões técnicas e competências básicas de vida que sejam localmente relevantes, especialmente para as agricultoras.

PRINCIPAIS PARCEIROS:

Investimos 4 milhões de dólares em 4 anos com a Robin Hood Foundation para apoiar programas de educação e formação profissional para 20.000 raparigas no Bronx - o bairro mais pobre de Nova Iorque e um dos crescentes setores tecnológicos do país.

Estamos a abrir portas a jovens através de formação técnica e de competências de vida, graças à nossa parceria com a International Youth Foundation. Empregabilidade, sucesso profissional e ganhos potenciais dependem da poderosa combinação de aptidões técnicas com competências de vida - como a tomada de decisão, resolução de problemas e de conflitos, gestão de tempo e comunicação. É por isso que, além de programas de preparação profissional para jovens no México e na África do Sul, estamos a trabalhar em parceria com a International Youth Foundation para desenvolver um currículo online denominado Passport to Success destinado a promover a sensibilidade de géneros no local de trabalho e a capacitar os jovens em pelo menos 6 países e idiomas com as competências necessárias para os ajudar a permanecer na escola, encontrar emprego e ter sucesso na vida.

Os agricultores que possuem pequenos lotes de terra dirigem muitas economias em África, onde as mulheres representam cerca de metade da força de trabalho agrícola. Estamos a apoiar as pequenas produtoras a aprenderem métodos mais sustentáveis de cultivos de alimentos locais de elevada procura, promovendo assim a igualdade de géneros na agricultura e a formação de mulheres e crianças na preparação de alimentos em condições de higiene, através da nossa parceria com a CARE no Uganda Ocidental, com base na sua experiência em quase 100 países.


TRABALHO COMUNITÁRIO RECENTE

Somos uma equipa de agentes da mudança, impulsionada por parceiros locais, dotada de décadas de experiência e motivada pela paixão de fazer mais. Com estes e outros parceiros, trabalhamos para apoiar comunidades com uma nutrição sustentada, água potável, gestão eficaz de resíduos e recursos para o sucesso feminino.


HISTÓRIAS DE IMPACTO SOCIAL

Conheça mais histórias sobre como a PepsiCo está a promover a mudança social positiva.

Impacto Social