PEPSICO ANUNCIA TRANSFORMAÇÃO ESTRATÉGICA EM TODOS OS NÍVEIS: pep + (PepsiCo Positive)



pep+

Lisboa (15 de setembro de 2021) – A PepsiCo, Inc. (NASDAQ:PEP) acaba de lançar a pep+ (PepsiCo Positive), uma mudança estratégica a todos os níveis com a sustentabilidade como elemento central para a empresa de forma a criar crescimento e valor, operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para este e para as pessoas. A pep+ (PepsiCo Positive) orientará a forma como a PepsiCo vai transformar as suas operações de negócios: desde a obtenção de ingredientes e fabricação e venda de seus produtos de uma forma mais sustentável, até alavancar as suas mais de mil milhões de ligações com consumidores a cada dia, para tornar a sustentabilidade dominante e envolver as pessoas a fazerem escolhas que são melhores para si e para o planeta.

“A pep + é o futuro da nossa empresa - uma transformação fundamental do que fazemos e como o fazemos para criar crescimento e valor partilhado com sustentabilidade e capital humano como fatores centrais. Isso reflete uma nova realidade de negócios, onde os consumidores estão a tornar-se mais interessados no futuro do planeta e da sociedade ”, disse Ramon Laguarta, presidente e CEO da PepsiCo. “A pep + mudará as nossas marcas e a forma como elas ganham no mercado. Por exemplo, imaginemos que Lay's começa com uma batata cultivada de forma sustentável num campo regenerativo e, em seguida, é cozida e distribuída a partir de uma cadeia de abastecimento emissões Zero e Zero Consumo de Água, vendida num saco bio-compostável, com os níveis mais baixos de sódio no mercado, na sua composição. Esta é uma escolha positiva. É a melhor degustação da batata frita nº 1 do futuro. É assim que a pep + será melhor para as pessoas, para o planeta e para o nosso negócio. Agora, imaginemos a escala e o impacto quando aplicado às nossas 23 marcas de biliões de dólares. ”

O pep + impulsiona a ação e o progresso em três pilares principais, reunindo uma série de obetivos do setor para 2030, numa estrutura abrangente:

  • Agricultura Positiva: A PepsiCo está a trabalhar no sentido de disseminar as práticas regenerativas para restaurar a terra em toda a área agrícola da empresa (aproximadamente 7 milhões de acres), fornecer colheitas e ingredientes essenciais de maneira sustentável e melhorar a subsistência de mais de 250.000 pessoas na sua cadeia de abastecimento agrícola. Esses objetivos já estão a ser concretizados na Europa através da utilização da tecnologia da agricultura de precisão e da inovação em fertilizantes. Em Portugal, acreditamos que o sucesso do nosso negócio depende também de um setor agrícola bem sucedido e sustentável, por isso trabalhamos em estreita colaboração com os nossos agricultores, com os quais mantemos uma relação há mais de 15 anos. Geramos 516 empregos diretos em todo o país e investimos 7 milhões de euros anuais em matérias-primas agrícolas. Atualmente, todos os ingredientes-chave da PepsiCo Portugal (batata e amendoim, no caso de Portugal) são de origem sustentável, um objetivo global definido para 2020 e que a PepsiCo em Portugal atingiu em 2018, com dois anos de antecedência.

     

  • Positive Value Chain: A PepsiCo ajudará a construir uma cadeia de valor circular e inclusiva através de ações para:

     

    • Alcançar emissões Zero até 2040,
    • Tornar-se Zero Consumo de Água, até 2030;
    • Introduzir embalagens mais sustentáveis na cadeia de valor, incluindo uma nova meta global de cortar o plástico virgem por fração em 50% no seu portfólio de alimentos e bebidas até 2030.[1]
    • Acaba de introduzir um novo programa global de voluntariado com colaboradores, One Smile at a Time, para incentivar, apoiar e capacitar cada um de seus 291.000 funcionários a contribuir para criar impacto positivo nas comunidades locais

    Um foco crítico para impulsionar uma cadeia de valor positiva tem sido a construção de uma economia circular para as embalagens na Europa. Espanha liderou a mudança na circularidade dos recipientes para bebidas carbonatadas ao introduzir garrafas de plástico 100% recicladas em toda a linha da Pepsi. Essa mudança representa um avanço, permitindo à empresa reduzir em 74% o uso de plástico virgem e, ao mesmo tempo, dar nova vida a 12,3 milhões de garrafas a cada ano.

    A PepsiCo também continua a promover a economia circular através de colaborações com terceiros, a nível europeu, em conjunto com a Association of European Brands (AIM) que promove o projeto "HolyGrail 2.0", uma iniciativa que utiliza tecnologia de marcas de água digital na embalagem, para melhorar o seu processo de classificação.

  • Escolhas Positivas: A PepsiCo continua a evoluir o seu portfólio de produtos de alimentos e bebidas para que sejam melhores para o planeta e as pessoas, incluindo:
  • Integrar ingredientes mais diversos em produtos alimentares novos e existentes que são melhores para o planeta e / ou proporcionam benefícios nutricionais, dando prioridade ao grão-de-bico, proteínas de origem vegetal e grãos inteiros;
  • Expandir sua posição na categoria de nozes e sementes, onde a PepsiCo já é a líder global de marca, incluindo no México, China e vários mercados da Europa Ocidental;
  • Acelerar a redução de açúcares e sal adicionados em todo o seu portfólio, através de objetivos baseados na ciência e cozinhar os alimentos com óleos mais saudáveis;
  • Continuar a dimensionar novos modelos de negócios que exigem pouca ou nenhuma embalagem de uso único, incluindo o seu negócio global SodaStream - um ícone de uma Escolha Positiva e a maior marca de água com gás do mundo, em volume.
  • A PepsiCo acaba de se associar à "Foundation Earth" para valorizar ambientalmente vários produtos alimentícios através dos seus rótulos frontais e, assim, promover a transparência para o benefício dos consumidores, ajudando-os a tomar decisões mais sustentáveis.

“Esta é uma grande transformação para o nosso negócio. É o caminho mais acertado para o nosso planeta e para as pessoas à medida que evoluímos o nosso portfólio e oferecemos escolhas positivas aos consumidores. Isso requer investimento a longo prazo, novas formas de envolvimento na nossa cadeia de valor e uma mudança de cultura para fazer as coisas de maneira diferente”, comentou Pol Codina, Country Manager da PepsiCo Portugal. “No entanto, queremos fazer mais. Precisamos colaborar com o governo e outras entidades para nos ajudarem a melhor garantir que temos a infraestrutura e os ecossistemas certos para ter sucesso, enquanto reinventamos a forma como os alimentos são cultivados, feitos e apreciados.”

Para saber mais sobre PepsiCo Positive, visite o site www.pepsico.com/pepsicopositive.  



[1] Contra a linha de base de 2020. A meta será alcançada usando 50% de conteúdo reciclado nas embalagens de plástico da PepsiCo e ampliando os negócios SodaStream globalmente, uma plataforma inovadora que elimina quase totalmente a necessidade de embalagens de bebidas, entre outras alavancas.