PepsiCo

  1. Home
  2. Empresa
    1. Sobre PepsiCo
    2. História da PepsiCo
    3. A Nossa Missão e Vissão
    4. Valores e Filosofia da PepsiCo
    5. A Família PepsiCo
    6. Direção da PepsiCo
    7. Políticas e comunicados
    8. Código de Conduta
    9. Speak Up
    10. Prémios
  3. Responsabilidade
    1. Resultados com Responsabilidade
    2. Produtos
    3. Planeta
    4. Pessoas
  4. Marcas
    1. Nutrição
    2. Alvalle
    3. Cheetos
    4. Chipicao
    5. Doritos
    6. Gatorade
    7. Lay’s
    8. Matutano
    9. Pála Pála
    10. Pepsi
    11. Quaker
    12. Ruffles
    13. Tropicana
    14. 3D
    15. 7 Up
  5. Imprensa
    1. Todas as notícias
    2. Contactos de Imprensa
    3. Dossier de Imprensa
  6. Carreira
Search PepsiCo
Share This Page:
More |

Home » Imprensa

PepsiCo recebe “Prémio da Água de Estocolmo para a Indústria 2012” na Semana Mundial da Água

Porto Salvo, 31 de Agosto de 2012. - A companhia foi reconhecida pelo melhoramento da eficiência do consumo de água em mais de 20% desde 2006 (conseguindo atingir o objetivo quatro anos antes do previsto).

A multinacional PepsiCo recebeu o Prémio da Água de Estocolmo para a Indústria (Stockholm Industry Award) 2012 como reconhecimento pelas inovadoras e destacadas iniciativas da companhia na gestão de água. O galardão, apresentado durante a Semana Mundial da Água, presta homenagem à contribuição do sector empresarial para a gestão sustentável da água, para o progresso no rendimento de produção e pelas iniciativas inovadoras em tecnologias do processo da água.

O foco da PepsiCo na redução do consumo de água deriva da estratégia da companhia “Resultados com Responsabilidade” - a estratégia do negócio da empresa focada em conseguir um crescimento sustentável investindo num futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, acreditando a empresa que isto significa um futuro com sucesso para a PepsiCo.

“A PepsiCo sente-se honrada em aceitar este galardão por parte dos jurados do Prémio da Água de Estocolmo para a Indústria. Este prestigiado galardão confirma os nossos esforços pela conservação da água”, comenta Indra Nooyi, Presidente e CEO da PepsiCo.

“Estes esforços de redução são parte da nossa estratégia global - Resultados com Responsabilidade – que passam por oferecer um amplo leque de alimentos e bebidas adaptados aos gostos locais; por encontrar uma forma inovadora de minimizar o impacto no meio ambiente, conservando a energia e água e reduzindo o volume das embalagens; por dar aos nossos colaboradores um posto de trabalho; e por respeitar, apoiar e investir nas comunidades locais onde a empresa se encontra instalada.”

A PepsiCo foi reconhecida pelas medidas que adotou para poupar água nas suas operações e para conservar a cadeia de abastecimento agrícola incluindo:

  • A melhoria da eficiência do consumo global de água em mais de 20% por unidade de produção, conseguindo atingir o objetivo estipulado pela empresa quatro anos antes do previsto.
  • A poupança de quase 16 mil milhões de litros de água em 2011, utilizando como ano base o de 2006, mediante a aplicação de equipas e tecnologias de poupança de água, reciclagem e reutilização criativos, bem como a implementação de um sistema de gestão da água nos seus centros de produção.
  • A redução da água e energia com um custo relacionado de aproximadamente 45 milhões em 2011.
  • A inovação nas práticas e tecnologias agrícolas no mundo inteiro que permite reduzir o consumo de água na agricultura através de novas técnicas de irrigação, bem como de ferramentas que ajudam os agricultores a utilizar fertilizantes e água da forma mais eficiente.
  • Proporcionado o acesso à água potável por parte de mais de 1 milhão de pessoas através da Fundação PepsiCo e outros parceiros.

 

“A PepsiCo reduziu com sucesso o consumo de água na sua produção e ainda prolongou o seu compromisso mais além das operações da empresa para ajudar a resolver problemas de água a uma escala maior”, comentou o Instituto da Água Internacional de Estocolmo (SIWI), organizadores da Semana Mundial da Água. Acrescentaram ainda que “o compromisso da PepsiCo ultrapassa os muros das suas fábricas”, uma vez que a empresa “também poupa água na sua cadeia de fornecedores agrícolas”.

 

A PepsiCo está a participar em alguns eventos focados na gestão de água e na agricultura sustentável durante toda a Semana Mundial da Água e orgulha-se de reconhecer o apoio dos parceiros da Fundação PepsiCo, que ajudaram a ganhar este prémio, como Water.org, Columbia Water Center, Safe Water Network, China Women’s Development Foundation e Inter-American Development Bank.

 

Reduzir o consumo de água na cadeia de fornecedores agrícolas da empresa foi um elemento chave para alcançar a meta da redução quatro anos antes da data prevista. Como reconhecimento dos esforços na gestão da água da PepsiCo, SIWI citou diferentes práticas de utilização da mesma nas suas operações diárias, algumas incluem:

  • “i-crop”, uma tecnologia para a “agricultura de precisão”, baseado em informação da internet – desenvolvida pela empresa PepsiCo em conjunto com a Universidade de Cambridge – que permite aos agricultores da PepsiCo supervisionar, gerir e reduzir o consumo de água e das emissões de carbono, ao mesmo tempo que maximiza a qualidade e o rendimento potencial. As primeiras provas, realizadas em 46 campos de batatas da PepsiCo U.K, mostraram o aumento de 13% no rendimento de cultivos e uma redução de 8% no consumo de água.
  • Semear directamente é uma prática agrícola praticada no cultivo de arroz na Índia, e que se está a expandir rapidamente através de outros mercados. Em vez de fazer crescer as sementes numa estufa para depois semeá-las e inundar os campos de cultivo, semear directamente permite plantar a semente na terra, sem passar pela estufa. Este processo elimina a necessidade de rega por inundação e reduz o consumo de água em cerca de 30%.
  • ReCon, consiste numa ferramenta criada para a Conservação dos Recursos e que permite aos centros de produção levar a cabo auto-auditorias das suas práticas de gestão da água e identificar e responder à melhoria na conservação da água. A empresa planeia estender o ReCon à área da agricultura uma vez que se pode aplicar muitos dos princípios de forma perceber o risco da água na cadeia do fornecimento.
  • A fábrica localizada em Casa Grande, Arizona, foi reconstruída e transformada numa mais próxima do auto-abastecimento que funciona com fontes de energia renováveis, reciclando a água (75% da água é reciclada), e reduzindo a zero o derrame de resíduos.

A PepsiCo Ibéria também conseguiu grandes sucessos em matéria de gestão de água nos últimos anos:

  • As fábricas de produção da PepsiCo Ibéria em 2011 vs 2006 reduziram em mais de 20% o consumo de água por unidade de produção devido a uma gestão mais eficiente.
  • Este ano construiu-se uma nova fábrica em Portugal que transforma as águas residuais em biogás para o consumo interno. Este projecto pioneiro consiste na recuperação energética das águas residuais da fábrica e transforma-a em biogás que é utilizado posteriormente no aquecimento dos reactores e no consumo interno. Desta forma consegue-se fechar o ciclo: valoriza-se a água residual com substâncias orgânicas produzidas no processo de preparação de batatas fritas e gera-se biogás que será utilizado novamente como combustível para fritar as batatas em substituição do gás natural.
  • PepsiCo Ibéria impulsionou o projecto i-crop na Península Ibérica com a realização de 26 provas de campo com agricultores de batata e amendoim, 9 em Espanha e 2 em Portugal, para estabelecer objectivos de redução de CO2  e do consumo de água nas nossas práticas agrícolas.

Sobre a PepsiCo

A PepsiCo disponibiliza o maior portfolio de marcas de bebidas e de alimentos do mundo. Um portfolio, que inclui 19 linhas de produtos diferentes, que geram, cada uma, mais de mil milhões de dólares anuais, em vendas. Além dos seus principais negócios - Frito-Lay, Quaker, Pepsi-Cola, Tropicana e Gatorade –, a PepsiCo disponibiliza várias bebidas e diversos produtos alimentares saborosos e nutritivos, de reconhecido prestígio em todo o mundo.

 

Com uma facturação anual de 60 mil milhões de dólares, na PepsiCo trabalha-se com o objectivo de obter um crescimento sustentável, investindo num futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, o que significa também um futuro bem-sucedido para a PepsiCo. A esta filosofia chamamos de “Resultados com Responsabilidade”: a promessa da PepsiCo é disponibilizar uma grande variedade de produtos alimentares e de bebidas, de modo a responder aos gostos locais; inovar para minimizar o impacto ambiental, através da redução de energia, de água e de resíduos; fomentar a diversidade e a inclusão no local de trabalho; e respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde a PepsiCo está presente, em todo o mundo. Para mais informação www.pepsico.com.

 

A PepsiCo em Portugal

A PepsiCo tem a sua sede no Lagoas Park, em Oeiras, e um centro de produção no Carregado. A empresa conta com cerca de 1.100 colaboradores e é líder de mercado no segmento de snacks salgados. Em Portugal, a PepsiCo conta com as marcas globais Lay’s, Ruffles, Doritos, Cheetos e Tropicana, bem como marcas locais como Chipicao e Pála-Pála. A Matudis é uma empresa do grupo PepsiCo que desenvolve, comercializa e distribui os produtos Matutano em Portugal.

Para mais informações, visite: www.pepsico.pt