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PepsiCo apresenta projeto pioneiro na área da energia

Porto Salvo, 21 de Maio de 2012. - Fábrica do Carregado transforma águas residuais em biogás para consumo interno.

Etiquetas: Resultados com Responsabilidade, PepsiCo, medioambiente,

  • O biogás será reintroduzido na linha de produção, facto que faz deste projeto pioneiro em toda a indústria.
  • A produção do biogás resulta da introdução de um tratamento anaeróbico das águas residuais, seguido do tratamento aeróbico das mesmas.
  • Redução de 5% no consumo de gás natural da fábrica e redução de 50% no consumo de energia elétrica no tratamento aeróbio.
  • Redução de 75% dos custos com o tratamento e destino final das lamas.

A fábrica da PepsiCo no Carregado acaba de instalar um projeto inovador na área da energia, que lhe permite transformar a matéria orgânica das águas residuais decorrentes da produção em biogás. A grande inovação deste projeto é a reintrodução do biogás na fábrica para alimentar as linhas de produção, um processo que até aqui nunca foi implementado em nenhuma outra fábrica da PepsiCo. Nesta valorização energética da água residual, a PepsiCo fez um investimento de um milhão de euros.

Com esta tecnologia, o biogás será utilizado directamente nos queimadores do processo, o que permite a redução de 5% no consumo energético e um tratamento ainda mais eficaz das lamas. Este é mais um dos vários fatores que contribuem para que a fábrica da PepsiCo no Carregado seja um case-study europeu para a PepsiCo em matéria de eficiência energética.

Da produção de batatas fritas (que comercializa sob as marcas Ruffles, Pála-Pála e Lay’s) resultam águas residuais com alguma carga orgânica que são encaminhadas para a estação de tratamento de águas residuais, onde passam por um processo aeróbio.

Com o investimento nesta tecnologia para produção de biogás, antes do tratamento aeróbio destas águas residuais é introduzido um tratamento anaeróbico. Assim, além de produzir biogás, consegue agilizar o funcionamento do tratamento aeróbio com a consequente redução do consumo de energia elétrica e menor produção de lamas.

Deste investimento decorrem uma série de mais-valias, como sejam a redução de 5% no total do consumo de gás natural da fábrica, 50% do consumo de energia elétrica do tratamento aeróbio e de 75% dos custos com o tratamento e destino final das lamas.

Como explica João Nobre da Costa, responsável pela área de Sustentabilidade Ambiental da PepsiCo em Portugal e Espanha, “este projeto é para nós mais um passo para cumprir as nossas promessas em matéria de sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo que garante uma poupança adicional no consumo energético das fábricas. Estamos muito satisfeitos por sermos os primeiros a avançar com este projeto na nossa companhia a nível europeu e a desenvolver uma ideia que será aplicada noutras fábricas do nosso negócio”.

Este projeto insere-se na política de sustentabilidade da PepsiCo, baseada na filosofia Resultados com Responsabilidade, que significa manter um crescimento sustentável investindo num futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta.  

A fábrica da PepsiCo no Carregado é já considerada uma das melhores unidades da companhia na Europa pelas práticas seguidas a nível ambiental no que toca a eficiência energética e redução dos consumos de água, que nos últimos quatro anos caíram 4% e 36%, respetivamente. Além disso, cerca de 97% dos resíduos sólidos produzidos pela atividade da fábrica são reciclados ou valorizados. Sendo uma das três fábricas europeias da PepsiCo com melhor rácio de consumo de energia, algumas destas iniciativas têm sido exportadas para outras unidades da multinacional, sempre com o objetivo de conseguir um crescimento sustentável.

O conjunto destas iniciativas já valeu à PepsiCo várias distinções na área do ambiente e da sustentabilidade. Entre estas contam-se o mais recente galardão Prémio Desenvolvimento Sustentável 2011-2010, além do prémio Energy Efficiency Awards, do prémio “Best PepsiCo Europe Snacks Plant” atribuído pela PepsiCo por três anos consecutivos, e o Prémio EDP Energia Eléctrica e Ambiente 2008 e 2010.

 

Sobre a PepsiCo

A PepsiCo é a líder global no mercado de produtos alimentares e de bebidas com resultados líquidos superiores a 65 mil milhões de dólares e um portefólio de produtos composto por 22 marcas que geram mais de mil milhões de dólares por ano em vendas. As nossas principais marcas – Quaker, Tropicana, Gatorade, Frito-Lay e Pepsi-Cola – produzem centenas de agradáveis produtos alimentares e bebidas, que são apreciados em todo o mundo. Os colaboradores da PepsiCo estão unidos pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável, investindo num futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, e que acreditamos que será um futuro mais bem sucedido para a PepsiCo. A este compromisso damos o nome de Resultados com Responsabilidade: a promessa da PepsiCo de oferecer uma ampla variedade de produtos alimentares e bebidas adaptados aos gostos locais; encontrar formas inovadoras de minimizar o nosso impacto no ambiente reduzindo o consumo de água e de energia bem como o volume das embalagens; criar um excelente ambiente de trabalho para todos os colaboradores; e respeitar, apoiar e investir nas comunidades locais onde estamos presentes. Para mais informações, por favor visite www.pepsico.pt.

A PepsiCo em Portugal

A PepsiCo tem a sua sede no Lagoas Park, em Oeiras, e um centro de produção no Carregado. A empresa conta com cerca de 1.000 colaboradores e é líder de mercado no segmento de snacks salgados. Em Portugal, a PepsiCo conta com as marcas globais Lay’s, Ruffles, Doritos, Cheetos e Tropicana, bem como marcas locais como Chipicao e Pála-Pála. A Matudis é uma empresa do grupo PepsiCo que desenvolve, comercializa e distribui os produtos Matutano em Portugal. A produção, comercialização e distribuição das bebidas da PepsiCo em Portugal é feita pela Sumol+Compal, através de um contrato de franchising estabelecido entre as duas companhias. As marcas de bebidas da PepsiCo comercializadas em Portugal são Pepsi, Pepsi Twist, Pepsi Light, 7Up e Gatorade.

Para mais informações, visite: www.pepsico.pt