PepsiCo

  1. Home
  2. Empresa
    1. Sobre PepsiCo
    2. História da PepsiCo
    3. A Nossa Missão e Vissão
    4. Valores e Filosofia da PepsiCo
    5. A Família PepsiCo
    6. Direção da PepsiCo
    7. Políticas e comunicados
    8. Código de Conduta
    9. Speak Up
    10. Prémios
  3. Responsabilidade
    1. Resultados com Responsabilidade
    2. Produtos
    3. Planeta
    4. Pessoas
  4. Marcas
    1. Nutrição
    2. Alvalle
    3. Cheetos
    4. Chipicao
    5. Doritos
    6. Gatorade
    7. Lay’s
    8. Matutano
    9. Pála Pála
    10. Pepsi
    11. Quaker
    12. Ruffles
    13. Tropicana
    14. 3D
    15. 7 Up
  5. Imprensa
    1. Todas as notícias
    2. Contactos de Imprensa
    3. Dossier de Imprensa
  6. Carreira
Search PepsiCo
Share This Page:
More |

Home » Imprensa

Fábrica da PepsiCo/Matutano no Carregado é case-study europeu a nível de ambiente

Porto Salvo, 5 de Junho de 2011. - A fábrica da PepsiCo/Matutano no Carregado é considerada uma das melhores fábricas da companhia na Europa pelas práticas seguidas a nível ambiental no que toca a eficiência energética e redução dos consumos de água.

A fábrica da PepsiCo/Matutano no Carregado é considerada uma das melhores fábricas da companhia na Europa pelas práticas seguidas a nível ambiental no que toca a eficiência energética e redução dos consumos de água. Sendo uma das três fábricas europeias da PepsiCo com melhor rácio de consumo de energia, algumas destas iniciativas têm sido exportadas para outras unidades da multinacional, sempre com o objectivo de conseguir um crescimento sustentável.

Estas medidas inserem-se na política de sustentabilidade ambiental da PepsiCo, um dos três pilares definidos na filosofia “Resultados com Responsabilidade” (Performance with Purpose). Nos últimos quatro anos, com a implementação de várias medidas, conseguiu-se a redução em 5% dos consumos de energia. Feitas as contas, nestes quatro anos, isso equivale a uma poupança 400 MWh, o suficiente para garantir o normal funcionamento de 100 habitações portuguesas ao longo de um ano. Para reduzir o consumo de energia eléctrica, instalaram-se 200 unidades de captação de energia eléctrica em algumas áreas da fábrica. O resultado foi a redução de 2,5kW/dia por unidade instalada, além da melhoria do conforto nos postos de trabalho. Outra medida foi a introdução de luminárias de alta eficiência (com a potência unitária duas vezes inferior às anteriores), a que se acrescentou um sensor de luminosidade para ajustar o fluxo luminoso e consequente redução do seu consumo.

Com o objectivo de reduzir o consumo de gás natural, foi substituído o permutador de calor da linha principal de batatas fritas por um permutador de calor de alta eficiência, 16% mais eficiente, com uma poupança anual equivalente a 491.000 Nm3 de gás natural. E para reduzir o consumo de água, na linha principal de batata frita foi instalado o projecto-piloto “Net Zero Water”. Isto traduziu-se na redução para metade do consumo de água nesta linha de processo, com uma poupança de 136.600 m3 de água. O que daria para encher cerca de 50 piscinas olímpicas.

Além disso, neste momento, mais de 98% dos resíduos sólidos são reciclados ou valorizados: o amido é valorizado na indústria do papel, o cartão é reciclado, os óleos residuais do processo são valorizados nas indústrias do sabão e biodiesel e as lamas da ETAR são utilizadas na valorização de solos agrícolas.
Também na área do tratamento de efluentes foram instalados variadores de velocidade nas turbinas de arejamento da ETAR, o que resultou no aumento da
eficiência energética da estação em cerca de 10%.

A par destes projectos, a PepsiCo/Matutano está envolvida em vários programas ambientais, onde o destaque vai para a recuperação e reflorestação de 20 hectares na Mata do Lameiro, uma zona da Serra de Montejunto devastada pelos incêndios em 2003.O conjunto destas iniciativas já valeu à PepsiCo/Matutano várias distinções na área do ambiente e da sustentabilidade. Entre estas contam-se o mais recente galardão Energy Efficiency Awards na categoria de "Empresa Eficiente", além do prémio “Best PepsiCo Europe Snacks Plant” atribuído pela PepsiCo por três anos consecutivos, bem como o Prémio EDP Energia Eléctrica e Ambiente 2008 e 2010, ou o Prémio Desenvolvimento Sustentável 2009, organizado pela Heidrick & Struggles, em parceria com o BCSD Portugal e o Diário Económico.

Sobre a PepsiCo

A PepsiCo disponibiliza o maior portfolio de marcas de bebidas e de alimentos do mundo. Um portfolio, que inclui 19 linhas de produtos diferentes, que geram, cada uma, mais de mil milhões de dólares anuais, em vendas. Além dos seus principais negócios - Frito-Lay, Quaker, Pepsi-Cola, Tropicana e Gatorade –, a PepsiCo disponibiliza várias bebidas e diversos produtos alimentares saborosos e nutritivos, de reconhecido prestígio em todo o mundo.
Com uma facturação anual de 60 mil milhões de dólares, na PepsiCo trabalha-se com o objectivo de obter um crescimento sustentável, investindo num futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, o que significa também um futuro bem-sucedido para a PepsiCo. A esta filosofia chamamos de “Resultados com Responsabilidade”: a promessa da PepsiCo é disponibilizar uma grande variedade de produtos alimentares e de bebidas, de modo a responder aos gostos locais; inovar para minimizar o impacto ambiental, através da redução de energia, de água e de resíduos; fomentar a diversidade e a inclusão no local de trabalho; e respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde a PepsiCo está presente, em todo o mundo. Para mais informação www.pepsico.com.

A PepsiCo em Portugal

A PepsiCo/Matutano tem a sua sede no Lagoas Park, em Oeiras, e um centro de produção no Carregado. A empresa conta com cerca de 1.100 colaboradores e é líder de mercado no segmento de snacks salgados. Em Portugal, a PepsiCo / Matutano conta com as marcas globais Lay’s, Ruffles, Doritos, Cheetos e Tropicana, bem como marcas locais como Chipicao e Pála-Pála. A Matudis é uma empresa do grupo PepsiCo que desenvolve, comercializa e distribui os produtos Matutano em Portugal.
Para mais informações, visite: www.pepsico.pt