PepsiCo

  1. Home
  2. Empresa
    1. Sobre PepsiCo
    2. História da PepsiCo
    3. A Nossa Missão e Vissão
    4. Valores e Filosofia da PepsiCo
    5. A Família PepsiCo
    6. Direção da PepsiCo
    7. Políticas e comunicados
    8. Código de Conduta
    9. Speak Up
    10. Prémios
  3. Responsabilidade
    1. Resultados com Responsabilidade
    2. Produtos
    3. Planeta
    4. Pessoas
  4. Marcas
    1. Nutrição
    2. Alvalle
    3. Cheetos
    4. Chipicao
    5. Doritos
    6. Gatorade
    7. Lay’s
    8. Matutano
    9. Pála Pála
    10. Pepsi
    11. Quaker
    12. Ruffles
    13. Tropicana
    14. 3D
    15. 7 Up
  5. Imprensa
    1. Todas as notícias
    2. Contactos de Imprensa
    3. Dossier de Imprensa
  6. Carreira
Search PepsiCo
Share This Page:
More |

Home » Imprensa

PepsiCo lança a sua agenda de sustentabilidade 2025 desenhada para satisfazer a evolução das necessidades dos consumidores e da sociedade

New York, 17 de Outubro de 2016.

Etiquetas: Sustentabilidade Humana, Sustentabilidade Ambiental, PepsiCo,

Planos para continuar a transformar a sua gama de produtos oferecendo uma variedade de alimentos e bebidas mais saudáveis, reduzir o seu impacto meio ambiental e capacitar as pessoas em todo o mundo.

 Expectativa de que pelo menos dois terços das bebidas da PepsiCo contenham 100 calorias ou menos de açúcares adicionados por porção de 33 cl, com foco especial nos produtos “zero” e com menos calorias.

Objetivo de melhoria de 15 % na eficiência da água na sua cadeia direta de abastecimento agrícola em áreas de alto risco de abastecimento de água em 2025 - poupança equivalente ao total de água utilizada nas operações de produção da PepsiCo

Procurar por uma redução de 20% nas emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor da empresa, incluindo os seus abastecimentos agrícolas, até 2030

Em conjunto com a Fundação PepsiCo, planos para investir 100 milhões de dólares como apoio a iniciativas que beneficiem pelo menos 12,5 milhões de mulheres e crianças em todo o mundo

N.Y., 17 de outubro de 2016 – PepsiCo, Inc. anunciou uma ambiciosa agenda de sustentabilidade global desenhada para fomentar um crescimento de negócio sustentável que responda à evolução das necessidades do consumidor e da sociedade. Os esforços da empresa, com foco na criação de uma relação mais saudável entre as pessoas e a alimentação, incluem metas específicas para 2025 para que o portfólio de alimentos e bebidas da PepsiCo contribua para um sistema alimentar global mais sustentável e ajude a fazer com que as comunidades locais sejam mais prósperas.

Estas novas iniciativas dão continuidade ao compromisso da PepsiCo de uma década de proporcionar Resultados com Responsabilidade, uma visão pioneira lançada em 2006 e que se baseia na crença fundamental de que o êxito do negócio está indissoluvelmente ligado à sustentabilidade do mundo que partilhamos.

"Para triunfar no mundo volátil e em transformação de hoje em dia, as empresas devem fazer três coisas extremamente bem: centrar-se em proporcionar resultados financeiros robustos, fazê-lo de forma sustentável no tempo e reagir face às necessidades da sociedade", afirma, Indra Nooyi, presidente e CEO da PepsiCo, "Os dez primeiros anos de aplicação da nossa visão Resultados com Responsabilidade demostraram o que se pode conseguir quando uma empresa avança no seu negócio atuando de forma responsável. Criámos um valor muito significativo para os nossos acionistas ao mesmo tempo que demos passos importantes para abordar as prioridades sociais, ambientais e de saúde a nível mundial".

"Ainda temos um largo caminho a percorrer e as nossas novas metas estão desenhadas para ser construídas sobre o nosso progresso e ampliar os nossos esforços”, continua Nooyi. "Definimos os nossos planos baseando-nos nos Objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e consideramos que os passos que estamos a dar ajudarão a elevar a PepsiCo a uma posição ainda mais elevada nos anos próximos: Empresas como a PepsiCo têm uma oportunidade e além disso uma grande responsabilidade, não só para obter lucros, mas também para fazê-lo de uma forma que marque a diferença”.

 

Três pilares do crescimento sustentável

O programa de Resultados com responsabilidade da PepsiCo para a próxima década centra-se em três prioridades fundamentais:

 

1.            Contribuir para melhorar a saúde e bem-estar através dos seus produtos.

2.            Proteger o nosso planeta.

3.            Capacitar as pessoas em todo o mundo.

 

Tanto através do seu negócio como das colaborações com outros, a PepsiCo está a adotar um foco holístico para alcançar progressos nos três âmbitos. Os planos da empresa foram construídos com base na investigação científica atual, nas expectativas do consumidor e no diálogo com os atores chave, assim como no programa para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030.

Para alcançar estas metas, as ações da empresa serão consistentes com uma alocação de recursos económicos responsável, com o seu compromisso com os objetivos financeiros e a criação de valor para o acionista. A empresa acredita que alcançando estas metas melhorará o seu comportamento financeiro e os resultados a longo prazo.

"Durante a última década, a PepsiCo tornou-se um modelo para empresas globais que mostram que alinhar os interesses dos negócios e da sociedade é a receita para alcançar fortes resultados financeiros", afirmou Bill George, professor emérito da Harvard Business School. "O exemplo da PepsiCo é um lembrete positivo que empresas de alto desempenho globais estão cada vez mais valorizadas por mais do que apenas o desempenho financeiro de curto prazo. Elas podem e devem ser forças para um mundo melhor, e aquelas que abracem este pensamento estarão melhor posicionadas para responder aos acionistas e à sociedade".

 

Produtos

A ambição da PepsiCo é permitir uma melhor nutrição através do desenvolvimento contínuo de uma gama mais ampla de produtos de alimentos e bebidas e aumentar o acesso a opções nutritivas de grande sabor.

Tendo em conta as últimas diretrizes dietéticas da Organização Mundial de Saúde e outras autoridades, a empresa continuará a melhorar a sua variedade de alimentos e bebidas para satisfazer a evolução das necessidades dos consumidores através da redução dos níveis de açúcares adicionados, gorduras saturadas e níveis de sal na sua gama de produtos. 

A empresa estabeleceu os seguintes objetivos para 2025:

  • Pelo menos dois terços da sua gama global de bebidas terão 100 calorias ou menos procedentes de açúcares adicionados por porção de 33 cl.
  • Pelo menos três quartos da sua gama global de alimentos não terão mais de 1,1 g de gorduras saturadas por 100 calorias.
  • Pelo menos três quartos da sua gama global de alimentos não terão mais de 1,3 mg de sódio por caloria.
  • O índice de crescimento das vendas do que a empresa chama de produtos de Nutrição Diária excederá o índice de crescimento de vendas de toda a gama de produtos PepsiCo. Os produtos de Nutrição Diária são aqueles que fornecem cereais integrais, frutas e legumes, produtos lácteos, proteínas e hidratação.
  • Proporcionará pelo menos três mil milhões de rações de comida e bebidas nutritivas a comunidades e consumidores com poucos recursos.

 

A empresa também reafirma o seu compromisso com as suas Políticas Globais de Rotulagem e Publicidade Responsável para as Crianças. A PepsiCo apoiou e continuará a apoiar as ações do setor nestas áreas.

 

Planeta

A ambição da PepsiCo é reduzir a pegada ambiental da cadeia alimentar através da eficiência das operações e da mobilização dos seus fornecedores e dos seus parceiros de negócio.

A empresa apoia o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas e centra-se na redução do impacto ambiental da empresa, ao mesmo tempo que faz crescer o seu negócio. Neste âmbito, continuará a melhorar a eficiência das suas operações produtivas e de distribuição, sem deixar de alargar significativamente os seus esforços de gestão ambiental ao longo da sua cadeia de valor global.  

Como parte do seu objetivo de proteger o planeta, a PepsiCo trabalhará para alcançar um impacto hídrico positivo, reduzir significativamente as suas emissões de carbono, com especial esforço na redução de emissões relacionadas com a agricultura e embalagens, promover um abastecimento sustentável dos cultivos, e reduzir os resíduos.

"O planeta enfrenta desafios sem precedentes que nos exigem mudanças transformacionais no nosso modo de fazer crescer a economia, alimentar o mundo e proporcionar emprego digno", explica o Dr. Andrew Steer, presidente e CEO do World Resources Institute. "Satisfaz-me a amplitude da abordagem da PepsiCo e a vontade da empresa em continuar a ser líder nestes temas tão importantes. As ações da PepsiCo demostram como os negócios podem atuar como agentes de mudança e possibilitar o tipo de soluções que necessitamos para prosperar num mundo de recursos limitados".

 

Concretamente, a PepsiCo planeia:

  • Melhorar em 15% a eficiência do uso da água na sua cadeia de fornecimento agrícola direta em zonas de alto risco de abastecimento de água em 2025. Esta poupança equivale aproximadamente a todo o volume de água utilizado em todas as operações diretas da PepsiCo.
  • Melhorar a eficiência do uso de água das suas operações de produção diretas em 25 % para 2025. A isto soma-se a melhoria de 25% na eficiência do uso da água que a empresa alcançou desde 2006. Esta iniciativa dará especial enfase às áreas de alto risco no abastecimento de água.
  • Repor 100 % da água que consome nas suas operações de produção em zonas de alto risco de abastecimento de água e assegurar-se de que se repõe a água na mesma bacia hidrográfica de que se extraiu.
  • Com a Fundação PepsiCo e seus parceiros, trabalhar para proporcionar acesso a água potável para um total de 25 milhões de pessoas nas zonas de maior risco de abastecimento de água para 2025, continuação dos trabalhos que começaram em 2006.
  • Reduzir as emissões absolutas de gases de efeito de estufa em toda a cadeia de valor da empresa em, pelo menos, 20 %, focando-se em colaborar com fornecedores, parceiros de negócio e clientes para reduzir as emissões relacionadas com a agricultura, as embalagens e o transporte.
  • Obter de forma sustentável as matérias-primas tanto diretas como as principais não diretas para 2020 e 2025, respetivamente. Tendo como base a meta anterior, a PepsiCo também pretende investir nas medidas necessárias para obter de forma sustentável 100 % do óleo de palma e do açúcar de cana que adquira para 2020.
  • Procurar reduzir a zero os resíduos em aterros nas suas operações diretas em 2025 
  • Reduzir o desperdício de alimentos que geram as suas operações diretas em 50 % para 2025. 
  • Desenhar 100 % das suas embalagens para que sejam recuperáveis ou recicláveis, e colaborar para aumentar os índices de recuperação e reciclagem de embalagens.

 

Pessoas

A ambição da PepsiCo é capacitar as pessoas e o desenvolvimento social ao longo das suas operações, cadeia de abastecimento e comunidades.

 Baseando o seu apoio nos guias e princípios das Nações Unidas em matéria de Negócios e Direitos Humanos, a PepsiCo está a ampliar significativamente o seu objetivo de respeitar os direitos humanos ao largo da cadeia de abastecimento da empresa. Além disso, a empresa está a dedicar-se a novas iniciativas para promover a diversidade dos seus empregados, apoiar a progressão das mulheres e estimular o desenvolvimento económico e social das comunidades em todo o mundo.

 “Milhares de agricultores e comunidades no mundo beneficiam das práticas de abastecimento sustentável da PepsiCo”, explica Paul Rice, Presidente e CEO, Fair Trade USA. “Além de melhorar o modo de vida das famílias e contribuir positivamente para a sociedade, o abastecimento sustentável é cada vez mais valorizado por um número crescente de consumidores que querem comprar produtos com a certificação de comércio justo”.

 

 Concretamente, a PepsiCo planeia:

  • Expandir a sua Iniciativa de Agricultura Sustentável a aproximadamente 7 milhões de acres (aprox. 2,8 milhões de hectares) para 2025, que incluirão culturas que, em conjunto, pressupõem três quartos do seu gasto agrícola. A Iniciativa de Agricultura Sustentável da PepsiCo foca-se em promover práticas agrícolas responsáveis com o ambiente, melhorar o rendimento das culturas, o modo de vida dos agricultores e respeitar os direitos humanos.
  • Estender os princípios do Código de Conduta de Fornecedores da empresa a todos os franchisados e sócios em joint-ventures. Estes princípios já se aplicam aos fornecedores diretos da PepsiCo.
  • Investir $100 milhões em colaboração com a fundação PepsiCo para apoiar iniciativas que beneficiem 12,5 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo até 2025
  • Continuar a desenvolver uma equipa diversificada, inclusiva e comprometida, que reflita as comunidades em que atua. Esses esforços incluem um foco contínuo em alcançar a paridade de género em cargos de direção na PepsiCo e salário igual para mulheres.
 

As metas da PepsiCo sobre Produto, Planeta e Personas estão desenvolvidas em maior detalhe no relatório de Sustentabilidade 2015 da empresa, disponível em www.pepsico.com/purpose

 

Sobre a PepsiCo:

Os produtos PepsiCo são desfrutados mil milhões de vezes por dia em mais de 200 países de todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de 63 mil milhões de dólares de receita líquida em 2015, impulsionada por um portefólio complementar de alimentos e bebidas que inclui a Frito-Lay, a Gatorade, a Pepsi-Cola, a Quaker e a Tropicana. O portefólio de produtos da PepsiCo abrange uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo 22 marcas que geram, cada uma, mais de mil milhões de dólares em vendas anuais estimadas.

 

No coração da PepsiCo está a nossa filosofia Resultados com Responsabilidade, a nossa crença fundamental de que o sucesso da nossa empresa está indissoluvelmente ligado à sustentabilidade do mundo que nos rodeia. Acreditamos que melhorar continuamente os produtos que vendemos, operar de forma responsável para proteger o nosso planeta e capacitar as pessoas de todo o mundo é o que permite à PepsiCo manter uma empresa global de sucesso que cria valor a longo prazo para a sociedade e para os nossos acionistas. Para mais informações, visite www.pepsico.com

 

 

Para mais informações contacte: Tinkle

Sara Santos | +351 916 154 361 | ssantos@tinkle.pt

Rui Silva | +351 912 454 299 | rsilva@tinkle.pt